Usando L298 breaks para controlar motores de passo I

Tem uns breaks muito comuns na net (leia-se Mercado Livre etc) que servem para controlar 2 motores CC ou 1 motor de passo. Tenho um deles, e outro dia quis ligá-lo a um motor de passo mas tive muita dificuldade para achar informações sobre como fazer isso. Daí... ideia para um post, por supuesto!

Esse aí é o break. Tem um monte parecido:




Esse é o break com a descrição das conexões:



Observe que o sistema mostra a conexão para dois motores CC. E como ligar um motor de passo?

Abaixo, o esquema que usei. Liguei um motor bipolar (4 ou 5 fios). Para ligar um motor unipolar (6 fios) basta ligá-lo como bipolar, como pode ser encontrado na net.


Observe que a conexão é simples: os pinos de comando são ligados ao Arduino, exatamente como seria feito num motor CC. Liga-se então as bobinas como se fossem os motores CC, cada bobina a um dos conectores para os motores CC. A bateria representa a fonte de alimentação do motor, que normalmente não será o Arduino. Observe a necessidade de "unificar" (conectar) os GNDs (terra) dos dois sistemas. Também existe na placa uma saída 5V, que pode ser usada para alimentar o Arduino.

Abaixo, imagens do circuito montado. O motor foi um daqueles responsáveis pela movimentação do carrinho (cabeçote) de impressora.

















Moleza, não?

O software eu descrevo no próximo post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I