Fotografia/fimagem time-lapse com Raspberry Pi

Ano passado comprei um Raspberry Pi e comecei a me divertir com ele. Tenho arduinado já há alguns anos, e foi uma ótima ter incorporado o Pi aos meus brinquedinhos.
Junto com ele comprei uma câmera, desenvolvida para o Pi. A bichinha é valente, full HD. Fotografa e filma, mas não tem microfone para as filmagens. O ponto negativo é que ela é conectada ao Pi com um flat muito delicado, que eu acho que nem vai durar muito na minha mão. Aliás ela é toda muito delicada, como vc pode ver abaixo:

 

Eu comprei um suporte que protege-a um pouco, mas mesmo assim...



















Ontem resolvi estudar o comando da câmera pelo Pi, e como a melhor linguagem de programação do mundo da última semana é o Python, tomei logo esse rumo.

Pesquisa dali e daqui, achei essa lib, que prometia comandar as muitas features da camerazinha. Fiz então uma aplicação chamada piCamExplorer.py, que roda no Pi e faz as seguintes coisas:

python piCamExplorer.py -mp: tira uma foto e armazena no arquivo pict1.jpg.

python piCamExplorer.py -mm -i10: entra no modo filme, exibindo o que a câmera "vê" durante o intervalo especificado em -i, em segundos.

python piCamExplorer.py -mt -i10 -mt -n1000 -i5 -d3600: entra no modo timelapse, tirando -n fotos em sequencia, a um intervalo de -i segundos, depois de um delay de -d segundos (serve por exemplo prá vc fotografar o nascer do sol sem ter que ficar acordado até de madrugada). As fotos são numeradas como pic00000.jpg, pic00001.jpg e assim por diante.
Depois fica fácil de vc, com um programa tipo mencoder, transformar as imagens no filme como esse abaixo. Os fontes do programa python estão aqui. Nesse outro post vc vê o resultado. Posicionei a câmera junto à janela, de modo a "passar" pelas grades do ap, assim:





Comentários

  1. Respostas
    1. Tks, Laysa! Depois dê uma volta aqui pelo blog, tem outras nerdices legais. E eu quero fazer mais algumas coisas com essa câmera tb.

      Excluir
  2. Muito bom, melhor ainda por estar montado sobre livros importantíssimos para entender as sacanagens governamentais brasileiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, Jairo, vc foi o segundo sujeito que reparou no "suporte intelectual" do meu projetinho.

      O outro foi um amigo esquerda caviar típico... ofereci-lhe o Olavão emprestado, vc precisava ver a cara de nojinho...

      Abracadabraço, e vamo que vamo encarar esse nosso rasante por 2016 tendo como pilotos Gilma Ru7, Renan e Cunha... :O

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I