Projeto Decolar, segundo semestre de 2013

Nesse semestre o Programa Decolar São José dos Campos está funcionando de uma forma conturbada. O novo Secretário de Educação da cidade, Célio da Silva Chaves, vem esvaziando o programa. O discurso é que o programa será mantido, mas será reformulado. Porém, a coordenadora pedagógica foi exonerada sem reposição, o telefone exclusivo do programa foi desativado, algumas sedes usadas pelo programa foram destinadas a outros fins, enfim, um programa sucesso absoluto entre pais, facilitadores e voluntários vai-se acabando. Isso se depender a vontade dos caras, a gente ainda vai lutar para que o programa não se acabe.

Toda essa zorra fez com que os alunos que eu atendia na minha atividade voluntária diminuísse de 10 alunos semestre passado para 5 esse semestre. Uma pena, pois estamos agora abordando programação com a criançada, usando o Scratch, ferramenta desenvolvida pelo MIT para ensinar a programar crianças e jovens. A ideia é ensinar a turma a programar para que possam depois desenvolver robôs programados por eles próprios. Durante quatro sessões eles fizeram programas diversos com o Scratch: histórias, games simples e outros foram programados pela criançada com essa ferramenta fantástica que é o Scratch.

Ontem eles começaram a lidar com o Arduino. Para isso fiz uma introdução aos circuitos elétricos, bem simples. Em seguida eles passaram a usar o S4A, ou Scratch for Arduino. Essas fotos são da última prática que a turma fez. Queimaram alguns LEDs (um até explodiu!), mas no fim deu tudo certo.

Será que a turma da Secretaria da Educação de São José dos Campos vai mesmo dar fim a um programa como o Decolar?

Abaixo, imagens da turma se divertindo e aprendendo.























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I