Porque existem displays de anodo comum?



Eu sempre me perguntei porque a maioria dos displays com os quais trabalhei são anodo comum e não catodo comum. Para quem não sabe, anodo é o terminal positivo e catodo o negativo. Na minha cabeça fazia mais sentido o catodo comum, quer dizer, o terra comum . Assim, quando eu quisesse ligar um segmento, era só mandar 5V para o pino correspondente e o bicho acenderia. No caso do anodo comum é o contrário, ou seja, +5V para desligar o LED.


Não que isso faça alguma diferença, tanto faz ligar com +5V ou 0V, mas não é esquisito?

Acima, um esquema de display com anodo comum.

Bom, aí resolvi investigar e descobri porque usa-se o anodo comum: é que os CIs de controle, para serem pequenos, tem capacidade de fornecer apenas alguns miliamperes de corrente por pino. Porém esses mesmos CIs tem a capacidade de "aterrar" 20+ mA por pino, ou seja, se o display for anodo comum exige-se menos do CI, e pode-se usar uma corrente por segmento maior => maior brilho.

Sacou?

Comentários

  1. Opa Mauro, beleza? Nunca tinha visto seu blog, e a propósito, muito bom, cheio de conteúdos variados como todo blog de arduino e agora Raspberry deve ter. Bem, vi um comentário seu no Lab de garagem falando sobre displays de 7 segmentos com 3 dígitos e gostaria de saber se pode me ajudar com um que tenho aqui. Sei que é baratinho um novo mas eu sempre gostei de reaproveitar coisas e encontrei um receptor desses de satélite da fabricante Fresat modelo SRE 3000 e nele há um desses displays. Já removi ele da placa mas não consegui encontrar o datasheet. Há dois números de referência.Vou escrever tudo que tem nele: para light e 9718. A-583g Taiwan. Se puder me ajudar agradecerei bastante. SSegue meu email: jonsantiagooo@gmail.com Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonny, que bom que o blog está sendo-lhe útil.
      Seguinte: como esse tipo de componente é muito simples, vc mesmo pode descobrir a pinagem dele, usando para isso o seu Arduino ou uma outra fonte de 5V. Para isso, ligue em série com o 5V um resistor de 220 ou 330 ohms e vá testando os pinos para ver que LEDs eles vão acender. A ligação será semelhante ao esquema aí no texto acima.

      [], feliz 2014 e qualquer dúvida, é só postar cá.

      Excluir
    2. Opa, um 2014 de sucesso para você e seu blog. Bom, se não for pedir demais gostaria que me detalhasse o máximo possível. Estou embarcando agora no mundo do arduino e da eletrônica. Estou começando a entender algumas coisas mas ainda não tenho a intuição de pegar as coisas facilmente. Qualquer coisa pode mandar pelo meu email. Agradeço demais.

      Excluir
    3. Prefiro responder por aqui.
      O que eu sugiro é que vc identifique as conexões por tentativa e erro. Para isso, tem que tentar ligar os LEDs. Conecte 5V a um pino através do resistor que falei e vá conectando o terra aos outros pinos. Se nenhum LED acender provavelmente é que eles são de polaridade inversa, então faça o teste de novo invertendo os polos (fixando o terra e movendo o 5V+resistor). Pelo menos um LED deve acender durante o primeiro ou o segundo teste.

      Aí vc move o pino fixo para outro pino e move de novo o outro pelos pinos restantes. Outro LED acenderá, e assim por diante.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I