Projeto ToolBox de automação de um almoxarifado de ferramentas

Um grupo de alunos de engenharia me contratou para ajudá-los com um TCC desafiador: eles bolaram um almoxarifado de peças totalmente automatizado, com controle das ferramentas retiradas por usuário, fazendo um log das operações de retirada e devolução.
O armário, automatizado com um Arduino Mega, funciona conectado a um PC, onde está ligado também um leitor de RFID. O cabra chega com o seu crachá e se identifica. Aí ele aperta o botão da gaveta que contém a ferramenta e o Arduino aciona o motor de passo da gaveta correspondente, que se abre.
Quando o sujeito retira a ferramenta, uma microchave avisa o Arduino qual foi retirada. O Arduino "conta" pro PC que registra no log qual ferramenta o cara retirou. Em seguida o sujeito aperta de novo algum botão de gaveta e o Arduino fecha.
Processo semelhante rola na devolução.
Meu papel foi ajudar com a parte de software. Fizemos o sw do PC em C#. Abaixo imagens do dito. Observem o capricho dos caras na construção da caixa. No fim eles vão trocar a protoboard por um circuito dedicado.

O projeto tem um monte de detalhes: LEDs para indicar o acionamento dos motores das gavetas, um display LCD para o Mega dizer o que está rolando, uma sirene que toca se o sujeito esquecer de fechar a gaveta... automação na veia!

Detalhe da gaveta com os entalhes das ferramentas, com a chave de retirada visível.


Protoboard com os drives de controle de motor e o display.



Parte de trás do armário, com dois dos motores visíveis (são três) e a fonte (de PC, claro).


Tela do software C# mostrando o log de quem pegou qual ferramenta. 




Comentários

  1. Estou com um projeto muito parecido com o esse, seria de muito ajuda se pudessem me indicar como fazer a comunicação entre o arduino e o computador, sensores e afins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner,

      Esses asuntos vc acha com facilidade na net. Se tiver alguma d[uvida mais específica, não hesite em me perguntar.

      [],

      Mauro

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se vcs usaram banco de dados.
    No meu programa, estou usando uma listbox e a idéia é de que, a medida que o crachá for passando, em cada linha do listbox, apareça o nome da pessoa com a data e a hora em que ela passou o crachá.
    Se não foi usado banco de dados, poderia me informar qual o código usado para a data e a hora? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc estive usando um Arduino Mega e forem poucas pessoas, dá para fazer um "banco de dados" num cartão de memória. Para algo mais elaborado, aí tem que usar um PC com o banco mesmo.

      Se vc não tiver uma conexão com o PC, o único jeito de ter data/hora reais e usar um RTC (real time clock). Acho que aqui no blog deve ter algo, senão dê um Google.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte III

Dividindo um programa (sketch) do Arduino em mais de um arquivo

Controle PID de Potência em Corrente Alternada - Arduino e TRIAC - Parte I